domingo, 5 de maio de 2013

Aquecedor para Soluções



Quem lembra das aulas de Física da Tia Tetéia sabe que certas reações químicas são aceleradas pela elevação da temperatura. Também é sabido que a mesma condição faz com que substâncias oleosas percam viscosidade. Outro dia estava eu mexendo no carro e tive que limpar umas peças sujas com aquela borra que é mistura de graxa com poeira, terre a sabe Deus o que mais; era um dia frio e o serviço ficou mais demorado, então vi que era hora da gambiarra, dessa vez para aquecer a solução de limpeza.
Quando falamos em aquecimento a primeira coisa que vem à cabeça é uma resistência, certo? Herança de uma vida inteira vendo a água do chuveiro ser aquecida dessa forma. Aquecimento elétrico é mais prático e seguro que o uso de chamas, então peguei o pote de resistores de alta potência e achei um no valor correto, 390Ω por 10W. Se você pegou a calculadora e correu pra Lei de Ohm, calma, eu explico. Realmente um resistor de 390Ω ligado diretamente em 110V vai dissipar muito mais que 10W. E por que ele não vai queimar? Porque o fabricante determina sua dissipação considerando que ele esteja em contato apenas com o ar ambiente, no nosso caso ele estará imerso em um meio que dissipará muito mais que o normal, e essa é a ideia; além do mais ele terá um recurso extra, falaremos dele mais tarde.
Pois bem, aqui estão todos os componentes que usaremos:




A montagem não tem segredo, e o pulo do gato está na tomada, ele deve ser de um tipo grande, para abrigar uma chave que dará duas opções de temperatura. Isso é conseguido com o uso de um diodo, recuso já bem manjado, Ao se colocar um diodo em séria com o resistor ligado em CA, meia onda é cortada, reduzindo a tensão de entrada pela metade, e com isso diminuindo a potência dissipada pelo resistor. Eu usei um diodo 1N4004, de uso geral e fácil de ser encontrado à venda, mas poderia ser qualquer um até o 1N4007, tanto para 110V quanto para 220V. Aqui tem um diagrama, tudo muito simples.



A tomada, já com a chave, o diodo e a ligação dos fios feita, ficou assim:



Entendeu por que tem que ser uma chave grande? Depois de fechada, ficou assim:



A outra parte é ainda mais simples, na ponta do fio você solda o resistor, dobra bem as pontas e coloca dentro de um tubo de ensaio de vidro (Nunca use um de plástico), que vende em lojas de material cirúrgico ou dentário. O tubo é preenchido com areia bem apertada, isso vai fazer com que o calor se dissipe melhor, aumentando a eficiência do aquecedor e protegendo o resistor. A tampa foi selada com cola de silicone para evitar a entrada de umidade.



Finalmente fiz uma marcação bem porca na tomada para assinalar as escolhas entre temperatura máxima e mínima, depois faço uma decente, com vinil adesivo.



Então a coisa funciona assim, você coloca uma solução de limpeza nos recipiente juntamente com a peça a ser limpa, imerge o aquecedor até um pouco antes da tampa, não convém colocar tudo submerso porque há a possibilidade de entrar um pouco de líquido no tubo, dependendo de como você fez a vedação da tampa. E nunca, mas nunca deixe uma parte do tubo para fora da água, nem ligue o aquecedor ao ar livre, porque ele não vai dissipar toda a temperatura gerada pelo resistor e quebrará o vidro, podendo causar um acidente. Com essa medida de resistor, a água de um a lata de Pomarola aqueceu bem rápido, e mais até do que eu queria, por isso passei logo para a potência baixa, o que manteve a água bem aquecida.



Na foto a lata está com água, detergente e uns parafusos, note que eu a apoiei sobre uma outra lata emborcada, com isso reduzi o contato entre o fundo da lata e a bancada, reduzindo assim a perda de temperatura. Outra coisa que eu sempre faço, mas não fiz agora pra não atrapalhar a foto, é colocar tudo isso dentro de um recipiente maior, para prevenir um possível vazamento. Segurança nunca é de mais.

É isso aí, espero que você goste e fique à vontade para deixar comentários e opiniões. E não se esqueça de dizer seu nome, para eu poder conhecer melhor os visitantes.

That's it, hope you enjoy and feel free to leave comments and opinions. And do not forget to say your name, so I can better understand visitors.