domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mesa Agitadora para Soluções

Quando eu era adolescente fiz um cursinho de eletrônica e colecionei avidamente revistas Saber Eletrônica, Be-a-Bá da Eletrônica e Divirta-se com a Eletrônica. E é claro que fazia minhas próprias placas de circuito impresso, mas o percloreto de ferro demorava demais pra agir, então fiz um agitador rudimentar para que ele tivesse mais contato com o cobre.
Recentemente peguei umas peças de ferro para limpar com ácido e tive o mesmo problema, então decidi fazer outro agitador, desta vez um pouquinho mais caprichado.
Tendo a idéia na cabeça, tudo começa com aminha volta do mercado para casa. Passando em frente à casa do vizinho vejo pedaços de um rack daqueles bem vagabundos, pequei as duas peças que fazem as colunas laterais. Eles são de MDF e estavam bem sujas e maltratadas:



Depois de cortadas e lixadas pelo tratorzinho da foto acima, ficaram assim:



As chapas de MDF foram cobertas com emborrachamento preto da Dupont.
 A idéia é fazer uma base que suporta uma prancha de madeira que fará o movimento de gangorra, sobre essa prancha vai um recipiente com o material a ser limpo e o ácido, que agitado, terá efeito mais rápido. Isso serve também para solventes e desengraxantes.
Para ligar uma prancha à outra fiz dois suportes com pedaços de barra chata que tinham aqui na caixinha de sobras. O motor é o que gira pratos de microondas, facílimo de achar em sucatas. O suporte do motor foi cortado na tampa da um drive de CDs detonado. O eixo para a articulação (biela), fiz com um arame grosso e duro pra diabo, que foi moldado na frente do maçarico de GLP. Na foto ela ainda estava inacabada, vacilo meu
Tudo foi pintado com tinta spray prata.



Aqui podemos ver a articulação da prancha superior:



Só pra ficar diferente resolvi de última hora colocar o motor na prancha de cima, e não na de baixo. Todas as fixações foram feitas como parafusos auto-atarraxantes.



Aqui a articulação que liga o motor á base e gera o movimento ondulatório:



Visto de outro ângulo:



Finalmente pronta:




Eu pensei em fazer um painel com uma chave liga/desliga e lâmpada piloto, mas como é uma coisa que vai ficar guardada na prateleira pra ser muito pouco usada, achei que apenas um rabicho com tomada indo diretamente ao motor seria o suficiente.
Testei e funcionou sem qualquer problema, o motor é de 6RPM, o que quer dizer que ela pende pra cada lado seis vezes por minuto, por esse motivo achei desnecessário fazer um vídeo demonstrativo.

Por questão de segurança deixei junto à mesa um tabuleiro de bolo em alumínio, bem velho que a patroa não quer mais usar. Ele ficará sobre a mesa e será uma primeira barreira caso haja vazamento do líquido que estiver sendo usado para limpeza:




Custos:
Barra chata__________R$2,00/kg
Tomada_____________R$1,50
Madeira_____________Grátis
Emborrachamento_____Já tinha
Parafusos____________Já tinha
Tabuleiro____________Ganhei da minha mãe

6 comentários:

  1. Muito útil. Pretendo construir um semelhante para agitar meus tubos de ensaio no laboratório.

    Fernando
    UTFPR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Fernando. Faz propaganda do meu blog lá pro pessoal do laboratório.
      Um abraço.

      Excluir
  2. cara... a web é fd..... acho de tudo já achei uma centrifuga para tubos agora uma mesa agitadora .....tudo que eu queria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que ajudei alguém. O objetivo do blog é esse mesmo.
      Um abraço.

      Excluir
  3. noooossa cara, agra vai ser 1 octolhao de vases mais rapido para corroer as minhas pci

    ResponderExcluir
  4. nossaaaaaaa eu amo o Google que nos permite achar soluções geniais como essa sua!!!! Vou construir a minha própria mesa agitadora e levar minhas membranas de Blot pra casa :) :) :) Muito Obrigada por compartilhar!!!!!

    ResponderExcluir