domingo, 12 de fevereiro de 2012

Luminária com Tripé

Não tem coisa mais chata num trabalho do que ter que parar quando você está no embalo. Isso acontece muito comigo por culpa da noite que chega, como minha oficina é pequena, muitas coisas precisam ser feitas no quintal, mas lá a iluminação é fraca. Pra contornar esse problema tomei vergonha na cara e fiz uma coisa que já tinha que estar pronta há tempos. Uma luminária forte e móvel. O material estava guardado esperando.

Primeiro as luminárias em si. São duas cúpulas de alumínio dessas de jardim, compradas num ferro-velho pelo valor padrão deste tipo de estabelecimento, ou seja, dérreal. Como se pode ver na imagem, elas estavam bem judiadas:

  

Primeiro passo, limpar e desamassar. Felizmente o alumínio não havia sido perfurado, estava apenas amassado sujo e oxidado, nada em que não se possa dar um jeito.



Os acessórios foram desmontados e limpos, em parte com banho ácido, em parte com a escova de aço do esmeril. Casa material com seu uso mais adequado.



Algumas coisas foram guardadas para outros usos já que a luminária agora seria usada de forma diferente. Já algumas partes foram descartadas pelo péssimo estado em que estavam, como é o caso dos soquetes E27, que foram substituídos por novos:



As cúpulas, depois de lixadas levaram uma camada de fundo universal Duxone da Dupont e logo depois receberam duas camadas esmalte sintético de tinta amarelo Caterpillar da marca Koris:



Seguindo a dica de um amigo, batizei a tinta com catalisador próprio para tinta esmalte, isso faz com que ela seque mais rápido e fique com acabamento melhor.
Por dentro apliquei tinta cromo spray (Chemicolor), que nada mais é que a boa e velha tinta alumínio. Isso visa melhorar o direcionamento da luz.



Parafusos, porcas e arruelas foram pintados com tinta spray prata. Para fazer isso melhor eu uso o seguinte macete: prendo tudo com uma linha de costura, como uma daquelas fiadas de caranguejos que se vende em beira de estrada. Depois é só pendurar e mandar tinta:



Tudo pronto, foi só colocar as lâmpadas, a fiação e prender as duas luminárias em uma cantoneira. Esse conjunto foi montado em um tripé do tipo que músicos usam para apoiar partituras. Esse tripé eu ganhei, pedindo na cara dura, em uma casa em que entrei à trabalho.



A mesma coisa vista por trás:



A forquilha que apóia a cúpula permite ajustá-la nos dois eixos:



A articulação do tripé foi mantida, assim posso usar as cúpulas dispostas na horizontal ou na vertical, dependendo de onde se precise direcionar a luz.
Uma chave liga/desliga foi instalada temporariamente na cantoneira e aciona as duas lâmpadas ao mesmo tempo. As pontas dos fios estão ligadas à garras jacaré porque o rabicho definitivo ainda não foi comprado. Pra essa gambiarra eu quero usar fio PP, mas ao contrário do que eu pensei, não tenho mais dele em casa, então na segunda-feira comprarei alguns metros e finalizarei o trabalho.

 .

Por fim, uma visão geral do serviço deste domingo:



7 comentários:

  1. Olá caro amigo em primeiro lugar parabéns pela iniciativa de mostrar sua adaptação e recuperação deste material para um novo fim.
    Acredito que vai tem um excelente uso, pois como você as vezes necessito de maior iluminação para o trabalho.
    Se me permite gostaria de lhe sugerir utilizar as lâmpadas frias pois além de econômicas não geram calor e como não tem filamento não se queimão facilmente na movimentação.
    Por aqui utilizo lampadas de 250W que consomem pouco mais que uma de 60W que as incandescentes.
    Novamente parabéns pelo trabalho de adaptação..

    ResponderExcluir
  2. que belo trabalho
    parabens peguei a ideia para pintar parafusos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, pode pegar sim, as idéias aqui são para compartilhar mesmo.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Ronaldo da uma olhadinha em:
    http://www.vintageprojects.com
    e me adiciona no msn. Para a gente trocar ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, dei uma olhadinha rápida, mas amanhã vejo com mais calma.
      Rapaz, MSN vou ficar devendo. Atualmente meu tempo está mais curto que salário de pobre com 10 filhos, raramente eu entro na net, e quando o faço é na hora do almoço, só mesmo pra ver meus e-mail e tentar responder às perguntas aqui do blog. Tem semanas em que nem isso dá pra fazer, aí acontece isso, eu tenho que conectar no sábado à noite e ainda assim rapidinho. Mas pra trocarmos uma idéia podemos usar o e-mail, mas tenha paciência, como eu já disse, tenho pouco tempo pra responder.

      Excluir
    2. Ronaldo, como posso entrar em contato com você?

      Excluir
    3. Por aqui mesmo, ou pelo meu e-mail: ronaldomontecristo@hotmail.com
      É que atualmente eu estive em período de provas, então dei um tempo na internet, mas já estou de volta e vou tentar ser mais assíduo em postar e responder.
      Um abraço.

      Excluir