domingo, 5 de junho de 2011

Extensão Retrátil

Nas minhas coisas ferramentísticas sempre tem umas extensões, mas que nem sempre estão à mão. Por isso resolvi dar uma ajuda pra patroa e fazer uma extensão só pra ela usar.
 
Outro dia desmontei um aspirador de pó Walita, mas isso é outra história, o importante mesmo é que ele tem um sistema de fio retrátil, a dona de casa puxa o fio de dentro do aparelho e ele fica desse jeito. Depois de usar basta ela apertar uma parte do aspirador que o fio é puxado para dentro por uma mola espiral. É esse mecanismo que nos interessa.

Primeiramente fiz uma estrutura para acondicionar a extensão, para tal usei apenas algumas aparas de metalon que tenho guardadas para ocasiões como esta. A coisa ficou assim:




Não sei porque, mas tem dias em que eu faço uma solda que fica um primor, já outros dias parece que a solda foi feita por um epilético cego, de tão ruim que fica. Ontem foi a segunda opção.
Mas de qualquer forma dei uma esmerilhada nas soldas e arrematei com massa de funileiro:




  
Esperei até a noite e lixei.
Antes de dormir dei uma mão de tinta. Já que era pra minha esposa, pintei de rosa, assim não cederei à tentação de ficar usando o que não é meu.






Os pés foram rosqueados no próprio metalon, os furos foram abertos com broca e a rosca feita com macho de 1/4. As aberturas fechadas com acabamentos para móveis, encontráveis em qualquer boa loja de ferragens.





Resolvi aproveitar uma das aberturar e colocar um acabamento aditivado. Nele instalei a tomada, que foi doada pelo estabilizador que virou ponteadeira. Nada se perde, tudo se aproveita.
Os fios e conectores foram aproveitados do próprio aspirador, tudo foi isolado com espaguete termo retrátil.





Aqui aparece melhor o sistema que enrola o fio, e que foi tirado do aspirador. O fio que sai do miolo é o que vai até a tomada fêmea e é fixo. Ia colocar um cabo PP pra dar acabamento, mas não tinha conectores nessa medida, então mantive os originais e os uni, mais uma vez, com espaguete termo retrátil.




Na entrada do metalon instalei um coxin de impressora matricial que serviu de acabamento para a passagem do cabo, isso também evita que rebarbas do furo cortem a capa com o atrito.

Na primeira vez que mostrei isso na internet, alguém comentou que minha gambiarra parecia um Pokemon; pesquisei e achei isso aqui, deixo que cada um tire suas conclusões sobre alguma possível semelhança.


6 comentários:

  1. tem como fazer uma extensão com fusivel para proteção? acfss10pv@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, e é bem fácil. No caso da minha, bastaria furar o pé da extensão, perto de onde sai a tomada, colocar ali um porta fusíveis desses para fusíveis tubulares de vidro, que se encontra em qualquer loja de eletrônica ou material elétrico. Um desses custa na faixa de R$3,00 e cada fusível uns R$0,50. Um dos fios que vai na tomada passaria por esse fusível, que protegeria os aparelhos que estão sendo alimentados e seria bem fácil de trocar. O valor do fusível dependerá da bitola do fio que você usar, e da corrente máxima que as tomadas da sua casa fornecem. O valor escolhido é sempre o menos desses dois.
      Espero ter ajudado, um abraço.

      Excluir
  2. Olá. Parabéns pela sua criatividade e inteligência. Gostaria muito de fazer uma pra mim, mas só não entendi como o giro do carretel recolhe o cabo. Tem um furo no carretel também? O cabo não fica raspando quando enrola? Tem algum vídeo postado onde podemos ver o funcionamento? Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. OI AMIGO> ( NEM CONHEÇO CARA E JÁ TOMO A LIBERDADE DE O CHAMAR DE AMIGO ) MAS,AMIGO, JÁ ENCOMENDEI UM MOTOR DE TANQUINHO,PARA ( TENTAR )FAZER UM TORNO DE MADEIRA. MAS VOU MUDAR MEUS PLANOS,E VOCE É O CULPADO,KKKK. DEPOIS FAÇO O TORNO. RECEBA UM ABRAÇO E DEUS O ABENÇOE. OBS: CONTINUE NOS PRESTIGIANDO COM SUAS IDÉIAS,JÁ QUE A MINHA É SÓ COPIAR A SUA .
    ( HELBER )

    ResponderExcluir
  4. Olá estou com um problema em casa e tentando pensar em algo que possa me ajudar,quem sabe vc não teria alguma ideia.. Tenho vários cães e gatos em casa e eles ja comeram inumeros carregadores de celular e 3 fios da fonte do notebook. Alem do prejuízo qualquer dia pego alguem morto por choque... E preciso fazer algo onde possa carregar meus aparelhos sem ter que estar vigiando. Pensei em tipo uma caixa com cabo retrátil mas pelo que vi não é muito fácil de fazer. Teria alguma idéia?

    ResponderExcluir